sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lugar comum: a economia da Islândia "derreteu"

O efeito estufa chegou aos trocadilhos e marcou presença em todos os jornais do mundo. Faltou criatividade?

The Econonomist:
ONE word on every tongue in Iceland these days is kreppa. Normally it means to be “in a pinch” or “to get into a scrape”, but when it is applied to the economy, it becomes “financial crisis”. In time kreppa may become the word that conjures up the disastrous meltdown that is now taking place in the country’s economy.
http://www.economist.com/finance/displaystory.cfm?story_id=12382011

Folha de SP:
(...) na Islândia, o sistema bancário derreteu e houve ameaça de corrida aos bancos; os Estados Unidos estão a ponto de recorrer ao FMI; o Citibank vai pelo mesmo caminho da Panair, Transbrasil, Vasp, Varig, TWA, Pan Am e Swissair e, em Paris, capital mundial do turismo, de um dia para o outro, os restaurantes ficaram às moscas. Trilhões delas.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1010200804.htm

Estado de SP (colocou até no título):
Economia da Islândia derrete e país teme quebra

Há poucas semanas, o governo da Islândia se reuniu para tratar de uma ameaça ao futuro da ilha: a elevação dos níveis do mar pelo derretimento das calotas polares. Hoje o problema é outro: o derretimento de sua economia. Ontem, o governo anunciou a nacionalização do maior banco do país e fechou a bolsa de valores, provocando a ira dos ingleses, que têm bilhões nos bancos da ilha. Para analistas, o país nórdico se transformou no exemplo mais concreto do que a crise pode fazer com uma das economias mais ricas do mundo, ameaçada até de "falência nacional".
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081010/not_imp257214,0.php

Time (no título):
A Meltdown in Iceland
http://www.time.com/time/world/article/0,8599,1848379,00.html

Forbes:
Icelandic Meltdown
http://www.forbes.com/2008/06/25/iceland-banking-credit-biz-bizcountries08-cx_pm_0626iceland.html

Nenhum comentário: